Novidades

 Nem a manhã fria e chuvosa do dia 21 de agosto impediu que a comemoração dos aniversários de 1 ano do Vicente e do Davi.

Aniversário 4 

Nem a manhã fria e chuvosa do dia 21 de agosto impediu que a comemoração dos aniversários de 1 ano do Vicente e do Davi.

Inicialmente prevista para acontecer no jardim, foi transferida para uma sala do ambulatório onde familiares, amigos, médicos, enfermeiros e o voluntariado cantaram parabéns para os aniversariantes. O evento também contou com a presença de outras três crianças internadas no CTI, e de seus familiares.

A ideia da festa foi da equipe da enfermagem com a ajuda ao Setor Lagoa Voluntário para sua organização. “A intenção com essa comemoração é trazer a família para o convívio com a criança, pois no dia a dia isso não é possível”, disse Leane Rios, enfermeira chefe do CTI pediátrico. Ela explica que atualmente os aniversariantes são as crianças com mais tempo de internação.

A expectativa era grande, pois a maioria dos presentes não via as crianças há muito tempo. De Paraty, cidade que fica a 270 km do Rio de Janeiro e onde mora toda a família de Vicente, um grupo de 16 pessoas, entre familiares e amigos, alugou uma van e saiu às 3 horas da manhã rumo ao hospital. Todos vestiam camisetas que mandaram fazer especialmente para a ocasião, onde cada um era identificado: mamãe, papai, vovô, vovó, titio, titia, dindo, dinda…

Segundo Fernanda Souza, 28 anos, mãe de Vicente: “Estamos todos agradecidos e felizes por estarmos reunidos numa data tão significativa como essa. A maioria das pessoas aqui não vê o Vicente desde que ele foi internado, há quatro meses. ”É o caso dos tios, dos padrinhos e de Giovana, 9 anos, que responde rápido à pergunta sobre o que deseja para o primo: “quero que volte para casa logo para brincar com ele.”

 

A importância do convívio familiar                                                                         

Médica responsável pelo CTI pediátrico, Silvia Granata, afirma que a motivação principal daAniversário 3 comemoração é que “esse contato é muito importante, o carinho da família. Tudo isso traz enormes benefícios para as crianças.” Confirma a chefia do Setor Lagoa Voluntário, Dr. Paulo Cerdeira, que “o significado dessa comemoração é que estamos proporcionando momentos de vida normal para crianças que estão limitadas a um universo que não é o natural. No CTI elas ficam 24 horas por dia com luz acesa, ouvem os barulhos das máquinas ao invés de passarinhos e de latidos dos cachorros. Trazer o lar para o hospital é um trabalho de acolhimento”.

No que depender dessa parceria institucional, cujo foco é a humanização, tudo será feito para viabilizar esses eventos festivos em prol do convívio familiar, tornando a internação menos dolorosa para todos

Aniversário 2
                           

 

Publicado na intranet do HFL pela Ascom/MS - 27/08/2019

Lagoa Voluntário

X

Lagoa Voluntário

X

PARCEIROS

  • 1

PARCEIROS

  • 1
  • 2
  • 3