Novidades

O Outubro Rosa deste ano no Hospital Federal da Lagoa (HFL) ganhou fortes contornos de branco. Branco da paz e da ‘gentileza’. Não por acaso, os conhecidos murais do ‘Profeta Gentileza’, com suas peculiares inscrições, ganharam nova leitura no HFL. Transformado em um verdadeiro itinerário terapêutico, o circuito da saúde, que passa pela regulação e, principalmente, pelo acolhimento, se fez presente em várias atividades que ocorreram na manhã desta segunda-feira (29/10).

image1

O médico Paulo Cerdeira, coordenador de Humanização do HFL, vibrou ao constatar que “o hall de entrada do Lagoa se transformou em um grande salão de beleza”, com uma série de gentis atividades de afeto: corte de cabelo, manicure, maquiagem, esteticistas, doações de lenços, de bijuterias, de óculos, de sapatos e de perucas. A ABRAPAC (Associação brasileira de apoio aos pacientes de câncer) e a empresa de cosméticos Mary Kay foram parceiras na empreitada.

Todas as parcerias estabelecidas pelo Setor Lagoa Voluntário propõem atividades em prol da Política Nacional de Humanização, que em suas diretrizes prega a incorporação do trabalho voluntário como expressão de solidariedade e de participação cidadã.

OUTUBRO ROSA — Há anos o movimento conhecido como Outubro Rosa, criado para estimular a participação da população no controle do câncer de mama, é comemorado no Hospital Federal da Lagoa. A data é celebrada com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade.

Publicado por: ASCOM - 30/10/2018 às 12:05
Por Arthur Vainfas

Profeta Gentileza

O Profeta Gentileza (José Datrino — 1917/1996) foi uma espécie de pregador que transitava pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro no século passado. Trajava sempre uma túnica branca e mantinha uma longa barba, características que reforçavam sua imagem de profeta urbano. Era visto pela cidade fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza. Aos que o chamavam de louco, ele respondia: – “Sou maluco para te amar e louco para te salvar.”

image2 

image3image4

image5image6

Lagoa Voluntário

X

Lagoa Voluntário

X

PARCEIROS

  • 1

PARCEIROS

  • 1
  • 2
  • 3