O risco de queda é uma probabilidade na porta de entrada do HFL no território da coleta de sangue ambulatorial. Essa atividade ocorre antes do Café cidadão oferecido após a coleta de sangue. Utiliza o mesmo carrinho, só que para servir copos d’água aos pacientes na sala de espera da coleta de sangue. Dois fatos significativos justificam a ação: os pacientes têm falsa crença de que não podem beber água antes da coleta de sangue; e os transportes públicos não têm banheiros. Assim, no verão, esse território apresenta alto risco de desmaios por desidratação associada ao requisito do jejum de 12 horas.

Os voluntários alertam aos pacientes e aos acompanhantes para comprarem garrafas d’água somente em supermercados, evitando comprá-las de vendedores ambulantes.

Há relatos na mídia de reciclagem irregular de vasilhames e enchimento com água não potável. Também fazem voz à campanha “idoso cuidado é idoso acompanhado”, uma vez que pacientes idosos, debilitados, em jejum, vêm desacompanhados de localidades muito distantes.

Lagoa Voluntário

X

Lagoa Voluntário

X

PARCEIROS

  • 1

PARCEIROS

  • 1
  • 2
  • 3